Patrocinadores

Marketing Esportivo

...

domingo, 23 de junho de 2013

2ª Etapa do Campeonato Paranaense de Rental Kart teve vitória de equipe Catarinense (by Roberto Wuthstrack)

Neste sábado – 22, foi realizada a 2ª etapa do primeiro Campeonato Paranaense de Rental Kart, no Kartódromo Raceland, em Pinhas/PR, com a participação de 25 equipes, sendo quatro catarinenses. O Campeonato é organizado pelo Kart Clube Curitibano, sob a supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo e é restrita a pilotos Federados.

O Campeonato tem o patrocínio da empresa promotora da Categoria Sprint Race, do piloto (ex-F1) Thiago Marques (que também participou da prova, cuja equipe chegou na sexta posição), que dará aos vencedores um teste nos carros da Categoria. A equipe vencedora também ganhará a inscrição nas 500 Milhas Amadoras de Granja Viana, em novembro, na cidade de Cotia-SP.

Nas 309 voltas da prova, com 5 horas de duração (das 15:09 as 20:09), os mais de 100 pilotos proporcionaram inúmeras disputas na pista e, também, na estratégia das equipes.

O grande destaque da prova foi a Equipe Engelmann 77, de Joinville/SC, que colocou seus dois conjuntos nas cinco primeiras posições, conquistando um “podium duplo”.
A Equipe Joinvillense, formada pelos pilotos Lucas Gohr, Luiz Maul, Jorge Felisberto, Jorge Fernandes, Ramon Rocha e Roberto Wuthstrack Junior, começou a prova imprimindo uma “tocada” muito forte, com o Kart 6 (que largou na 6ª posição) assumindo a ponta logo na segunda volta e o Kart 23 (que largou na 23ª posição) alcançando a liderança na 11ª volta, que manteve até a bandeirada final, depois de 386 km percorridos, com uma confortável vantagem de 49 segundos sobre o segundo colocado.



Foi a terceira vitória em quatro provas de Endurance que a Equipe disputou desde que foi fundada, em agosto/2012. O nome “Engelmann 77” é uma homenagem ao piloto Romeu Engelmann, que usava o numero 77, “professor” da maioria dos integrantes da Equipe.

A melhor volta da prova também foi da Equipe Joinvillense, com 54’364 (média de 82,8 Km/h). O domínio só não foi completo porque o Kart 6 teve problemas de desempenho na terceira troca de piloto, obrigando a uma parada não programada, quando perdeu duas voltas em relação ao líder, recuperando apenas uma, que lhe valeu ainda um ótimo quinto lugar.



De Joinville ainda participaram dois conjuntos da Equipe Unikart, que tiveram bom desempenho geral, chegando na 10ª e 14ª posição.

Com o resultado, a Equipe Engelmann 77 II lidera o Campeonato, cuja decisão final acontece no dia 28 de setembro, também no Kartódromo Raceland.

Resultado Final – cinco primeiros colocados:
1 – Engelmann 77 – II (SC)
2 – RA Racing – II (PR)
3 – RA Racing – I (PR)
4 – Nitro 500 – I (PR)
5 – Engelmann 77 – I (SC)


sábado, 27 de abril de 2013

1ª Etapa do Campeonato Paranaense de Kart Endurance teve equipe Catarinense no pódio (By Roberto Wuthstrack)

Trinta equipes de alto nível, karts equilibrados, definição do vencedor nas últimas voltas e com a participação de quatro equipes de Joinville. Assim foi a estreia do primeiro Campeonato Paranaense Endurance Rental Kart, que teve a primeira de suas três etapas de cinco horas de duração disputadas no último sábado (20), no Kartodromo Raceland Internacional, em Pinhais (PR). A prova foi realizada com karts fornecidos pelo Kartodromo Granja Viana/SP.
A Equipe ENGELMANN 77, composta dos Pilotos LUCAS Gohr, Luiz MAUL, Jorge FELISBERTO, JORGE Fernandes, RAMON Rocha e Roberto Wuthstrack JUNIOR, que havia vencido as duas provas de Endurance realizadas no Kartodromo Beto Carrero no ano passado, manteve-se entre os cinco primeiros desde as primeiras voltas, porém o baixo desempenho dos karts na terceira e quinta troca impossibilitou um melhor resultado, mas o quarto lugar foi muito comemorado pela Equipe, visto que apenas um dos pilotos – Lucas Gohr – conhecia a pista, o que o ajudou a fazer uma largada espetacular, pulando do 22º lugar (grid sorteado) para o 4º em duas voltas.
A prova foi liderada em grande parte pela equipe Nitro 500, que só deixava a posição no momento que era necessária a troca de pilotos. Em sua última troca, porém, um erro comprometeu o trabalho do time e deu a oportunidade para que a RA Racing assumisse a liderança, mas um problema técnico faltando apenas quatro voltas para o final lhe tirou a vitória certa, que voltou de forma definitiva às mãos da Nitro 500.
A Equipe UNIKART SC, buscando experiência neste tipo de prova, teve um bom ritmo e se colocou no pelotão intermediário, mesmo tendo largado na ultima posição do grid.
A segunda etapa esta marcada para o dia 22 de junho, também no RACELAND.

Abaixo, o resultado final:
1 Nitro 500 I
2 Margeon – a 47.704
3 Speed Kart Series II – a 1 volta
4 Engelmann 77 II – a 8.691
5 Zero Racing – a 15.083
6 RA Racing II – a 50.547
7 Speed Kart Series III – a 52.610
8 TS Brasil Racing / Novotel – a 2 voltas
9 Engelmann 77 I – a 23.084
10 Biroska Paper Box – a 25.559
11 ABC Invert Racing – a 3 voltas
12 Nitro 500 – a 17.012
13 Matsu Motors – a 32.487
14 Unikart SC 1 – a 42.655
15 Speed Kart Series I – a 4 voltas
16 Azevedo Racing – a 5 voltas
17 Equipe Ada – a 4.317
18 Auto Posto Vila Hauer – a 14.240
19 Platina Racing – a 7 voltas
20 RA Racing – a 29.211
21 DBA 3 – a 8 voltas
22 Unikart SC 2 – a 1.485
23 Johnscher Racing – a 10.671
24 Sprint Race – a 11 voltas
25 Arrancada Racing – a 8.331
26 Tamandaré Racing – a 12 voltas
27 Full Race – a 17 voltas
28 FV Racing – a 18 voltas
29 Arrancada Racing – a 19 voltas
30 FV Racing – a 21 voltas



segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Participação nas 500 Milhas trouxe algumas lições importantes

Além de uma imensa satisfação pelo objetivo atingido, a participação nas 500 Milhas de kart trouxe algumas lições importantes e que certamente servirão para o futuro. Isso mesmo, futuro, pois não tem como participar de um evento como este sem ficar com aquele gostinho de quero mais! Mas isto é assunto para outra postagem (risos...), por enquanto melhor focar nas lições aprendidas e trabalhar para que tal aprendizado se traduza em melhores resultados no futuro.
Dentre estas lições, eu destacaria pelo menos duas:
  • Investir mais tempo e dinheiro no planejamento e elaboração das estratégias (treinos e prova);
  • Limitar o número de pilotos por kart a no máximo 4. Na verdade, se formos considerar o regulamento do ano passado (2012), as equipes com 3 pilotos acabaram mostrando uma competitividade acima da média.
Obviamente que as premissas acima acabam gerando outras demandas, como por exemplo, uma melhor preparação física, mas saí da prova com a impressão de que estas duas questões (além da competência técnica dos pilotos e demais membros da equipe) acabaram sendo decisivas para a maior parte das equipes que obtiverem bons resultados.

Agora é descansar um pouco, pelo menos do kart, e depois voltar com força total já pensando na temporada 2013!
Agradeço a todos que foram prestigiar minha participação nas 500 Milhas de Kart. Foi um enorme prazer recebê-los lá no kartodromo do Beto Carrero. Pena eu não ter lhes presenteado com um melhor resultado, mas infelizmente além das deficiências de ordem estratégica (lições aprendidas) também tivemos alguns problemas mecânicos ao longo da prova que acabaram tirando da equipe Beto Carrero Racing qualquer chance de fechar a prova com o kart 21 dentre as primeiras posições. Faço especial agradecimento ao amigo e patrocinador Rubens (Ícaro Express), pois sem seu apoio e entusiasmo este projeto (sonho) sequer teria saído do papel.

Por último, mas não menos importante, quero desejar a todos os amigos e seguidores um feliz 2013. Espero que este novo ano seja repleto de realizações e que cada um de nós tenha a inspiração e a coragem necessárias para escrever uma estória de sucesso em 2013!

Fotos 500 Milhas de Kart 2012 - Edição Profissional